"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina." (Cora Coralina)

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Bandeja com pintura efeito Madeira - Passo-a-passo

Eu adorei este betume colors, dá pra notar, não é? Fiz esta bandeja e preparei um passo a passo com fotos para facilitar o entendimento. O material e a técnica são os mesmos do post "Caixa que vira Mesa". 

Depois do fundo, passe o betume com o pincel nos cantos, onde a esponja não vai chegar. Eu usei a esponja, mas pode ser usado paninho ou mesmo o pincel
Molhe a esponja no gel e nas tintas e passe na peça formando o desenho de madeira, como na foto ao lado. Como se está usando o gel, pode-se fazer várias tentativas, caso não fique bom, pois a tinta demora mais a secar.

 




8 comentários:

  1. Realmente ficou muito nobre a peça!!! Deve ter alguns desenhos/movimentos básicos para fazer com a esponja para dar aquela ilusão de madeira...quem sabe num outro post isto nos será revelado!!! Aurelio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aurélio!!!
      É bem simples como na foto que aparece a minha mão, de luva preta, fazendo o desenho com a esponja. O segredo é ter uma peça de madeira para olhar e misturar o gel matizador na tinta para que ela fique molhada por mais tempo, assim a esponja desliza melhor.
      É interessante também usar mais tonalidades de betume colors, sempre nos tons de madeira. No olho do nó da madeira use um betume mais escuro como o marrom café. Dê sempre preferência ao betume colors, por ser a base de água, não usa solvente e por isso não polui.
      Outro detalhe importante é o sentido das pinceladas. Pode-se usar a esponja ou tecido no lugar do pincel, mas o seu movimento com quarquer que seja o material deve ser sempre no mesmo sentido. Pinceladas na vertical e horizontal vão parecer mais um linho e nunca madeira.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  2. marcelomanne@hotmail.com30 de maio de 2014 05:04

    qual o material usado ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo.
      Eu usei o Betume Colors da Acrilex e o gel para matizar da mesma marca.
      Veja o post Caixa que vira Mesa, onde eu detalhei mais a técnica. Sucesso nos seus trabalhos.
      Abraços

      Excluir
  3. Ficou muito bom,mas este betume colors fixa bem na madeira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lili
      O betume colors fixa muito bem e dá um acabamento muito resistente. Eu recomendo.
      Abraços

      Excluir
  4. MUITO LINDO. Sera que eu consigo usar o betume sobre uma madeira pintada em pva de um roupeiro que estou fazendo, e qual gel vc usou? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Para pintar sobre qualquer outra tinta é necessário lixar a peça, para que a nova tinta possa penetrar melhor na madeira. Se não for possível tirar toda a tinta, tirando bem o brilho e todo o pó já deve dar um bom resultado.
      O gel que eu usei é da Acrilex, veja http://www.acrilex.com.br/produtoDetalhe.asp?id=71.
      Veja também esse post que publiquei sobre essa técnica: http://rosangelarenosto.blogspot.com.br/2012/10/caixa-que-vira-mesa.html.
      Espero ter ajudado. Abraços

      Excluir

Seguidores

Google+ Followers